Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, junho 20, 2012

Amar. o rapaz, e o Verbo.



O Amar tem uma vida um pouco complicada, parece-me.

Não podemos ficar mais felizes por saber que outros tantos têm uma vida bem mais dificil que a nossa. E que no entanto podem mesmo ser mais felizes que nós, porque estão vivos, porque estão cheios de força, porque é a vida que simplesmente lhes corre a cada dia que passa.
Talvez o conhecimento nos cause insatisfação?!.. será gratidão e simplesmente aceitar o que a vida nos dá?..
disseram-me por vezes(e varias vezes), que a Vida simplesmente, É.
E temos de pensar assim parece-me. Podemos lutar e correr, trabalhar dia a após dia, perseguir atrás do sonho, bater forte de punho cerrado e provar ao Universo que somos capazes, mas temos de saber que o que temos hoje é o que supostamente devemos ter "hoje" e pronto..
há um plano no filme que aparece "great achievement's require time", ou algo parecido, e é um pouco o que nos falta hoje, e falo de mim em concreto. Não em todos os dias mas falta-me em alguns dias, é verdade.
Não devemos ter a ânsia da vitoria para amanha, ela surgirá, e "o caminho faz-se caminhando" diziam, correcto?...
são as frases cliché que parecem tar na moda, mas que estejam, que sejam as maiores banalidades, que sejamos nós a fazer o nosso caminho, que tiremos esse peso dos ombros, que saibamos para onde vamos, calçar as botas, mochila ás costas e ir tão somente. Ir!
Aceitar, gratos pelo que temos, procurar, cheirar, sentir, conhecer, buscar, acreditar em nós, acreditar que o Ricardo Reis podia ter a sua razão.

"Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nos queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-proprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam. "

Ricardo Reis, in "Odes"


mais que nunca, mais que todo o sempre. Hoje que vivemos todos nesta angústia de não saber o que iremos fazer nos proximos anos, meses, dias, que saibamos ver aquele ponto que nos balança entre a cremça em nós, que se quisermos vamos conseguir, e o aceitar que há uma resposta num dia longinquo. E nesse dia longinquo, quando estivermos as 19horas , Agosto,uma praia na costa vicentina, maré-baixa, sentados com agua pelos joelhos, estivermos junto dos nossos filhos e dos nossos netos, a olhar para a Vida que vem onda após onda, aí sim vamos sorrir de tudo que a vida nos deu. 

2 comentários:

Sofia disse...

Aceitar que a resposta vira nesse dia longinquo, mas aceitar igualmente esta ansia juvenil de querer a resposta agora e ja! Tudo tem o seu tempo... e vira certamente Aquele tempo em que essa ansia dara lugar a uma serenidade que so vem com a idade, com a experiência, com a Vida. Por enquanto, e falando apenas de mim, vou tentando aceitar que ainda nao cheguei a esse ponto! Aceitar que essa fase de aceitaçao chegara um dia... é somente mais um "work in progress" :)

Sofia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Real Time Web Analytics