Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, junho 18, 2009

Movimento Nova Esquerda.



ainda ontem estive a falar disto com a " www.smilethatexplodes.blogspot.com ".. sobre os descontentes do PS,BE,e PCP ... de facto a corrida para a presidencia começa a notabilizar-se, sendo que algumas mudanças possam vir a efectuar-se num futuro próximo.
Eu Voto Marinho Pinto,mas deixa lá ver se o homem sempre se vai candidatar...
por enquanto o Manuel Alegre já se anda a mexêr.
Publico de Hoje.

"Chama-se Nova Esquerda. Vai organizar-se e funcionar como movimento, mas legalmente ficará inscrito como partido no Tribunal Constitucional. É apresentado quarta-feira em Lisboa. Junta os alegristas que ficaram descontentes com a decisão de Manuel Alegre de não sair do PS.

Alexandre Azevedo Pinto, porta-voz da comissão promotora, explicou ao PÚBLICO que o novo movimento junta pessoas que estiveram com Alegre na candidatura a Presidente e que "não querem ver perdido o capital de esperança" que ela representou.

Os promotores são cerca de 200 pessoas que saem do PS ou do Movimento de Intervenção e Cidadania. A tarefa imediata é recolher as cinco mil assinaturas necessárias para formalizar o movimento no Tribunal Constitucional como partido.

Os promotores acreditaram até ao último minuto em que Alegre romperia com o PS e ocupariam o espaço que consideram ser o espaço natural do ideário e do discurso do ex-candidato presidencial. E defenderam-no mesmo num documento divulgado antes de Alegre anunciar que ficava no PS (PÚBLICO (13/5/2009).

O novo movimento-partido, segundo o seu porta-voz, pretende ocupar o espaço sociológico que foi criado pela candidatura presidencial de Alegre e que depois se confirmou na candidatura à Câmara de Lisboa de Helena Roseta e que Alexandre Azevedo Pinto classifica como "um buraco negro que não está preenchido". O Bloco de Esquerda tem, de acordo com Azevedo Pinto, tentado ocupá-lo, mas não é o seu espaço natural.

Entre os objectivos pelos quais os promotores decidiram avançar está o "desejo de contribuir para mudar o sistema político", afirma Alexandre Azevedo Pinto, que sublinha o divórcio entre os eleitores e os partidos: "Cerca de setenta por cento dos eleitores não votam nos actuais partidos: some-se a abstenção, os votos brancos e os nulos. Isto é preocupante e queremos dar o nosso contributo."

Outro objectivo do novo partido-movimento é "contribuir para a revitalização e transformação da esquerda em Portugal", declarou Alexandre Azevedo Pinto ao PÚBLICO.

"Tal como Manuel Alegre já disse, a esquerda em Portugal tem de ser alternativa e tem de procurar um projecto de governo alternativo", defende Alexandre Azevedo Pinto, que especifica que este projecto "tem que ser alternativo ao projecto que a esquerda portuguesa hoje defende, tem que ser um projecto clarificador e que traga os cidadãos à política."

O porta-voz da Nova Esquerda sublinhou que "o sistema tem de ser mudado, para que as pessoas se revejam nele", e concluiu: "Não podemos viver com a cabeça enfiada na areia e não ligar aos sinais de coma políticos que surgem." Por isso vão avançar mesmo e constituir-se como movimento-partido."

http://www.manuelalegre.com/

obs: isto não é nenhum blog de apoio ao Manuel Alegre,porque apesar de assumir que votei no senhor nas presidenciais nao quer dizer que o volte a fazer,visto que ainda falta algum tempo e há tempo para reflectir,ainda assim,como em cima referi, ontem tive esta conversa e por acaso vi a noticia neste instante.Assumo-me sim como "Esquerdista",nao totalmente fixo em nenhum dos 4 partidos que habitualmente aparecem nas discussoes,e como agora surgiu este movimento"caça-descontentes"..achei digno de ser aqui apresentado.
vá..e quem nao foi votar devia ser açoitado 10 vezes com um pau de marmeleiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu já tinha lido isto, mas tive de voltar com tempo para comentar a bela frase final: "e quem nao foi votar devia ser açoitado 10 vezes com um pau de marmeleiro." Tu és mesmo viborazinha! ;)
Mas é surpreendente termos falado sobre isto e dps teres lido esta notícia. Vamos ver o que é que isto dá e prometo que da próxima já voto! Bjs

Real Time Web Analytics